Outro criador que adotou muitas características do folclore de seu país para as suas obras foi Nikolai Rimski-korsakov. Ele era membro do Grupo dos Cinco ou Mão Invencível, grupo de compositores russos que pretendia valorizar os elementos do folclore eslavo na criação musical, juntamente com o mentor do grupo, Balákirev, e também, Borodin, Cesar-Cui e Mussorgski. Foi também um espetacular orquestrador. A sua música como um todo, e especialmente a sua obra sinfônica, é plena em sonoridades ricas e brilhantes.
Depois que o grupo dos cinco perdeu a força, um mecenas russo, Mitrofan Beliaiev, patrocinou encontros semanais conhecidos como Círculo Beliaiev, tendo Rimski-korsakov como seu líder musical. O mecenas criou a série Concertos Sinfônicos Russos, cujo objetivo era dar espaço para os jovens criadores musicais daquele país. Para esta série, Rimski-korsakov escreveu algumas de suas obras sinfônicas mais importantes, como o Capricho Espanhol, A Grande Páscoa Russa e Scheherazada.
Scheherazada, do russo, ou simplesmente Scherazade, é uma suíte sinfônica que se baseia no livro As Mil e Uma Noites, uma das mais famosas obras da literatura árabe. A obra reune uma coleção de contos escritos entre os séculos XIII e XVI. No enredo, uma moça, para salvar a sua vida, conta uma estória nova a cada noite.