Quer viver pelo menos 20 anos a mais?

Compartilhe:

Em pesquisa realizada com mais de 700.000 pessoas de 40 a 99 anos de idade, comprovou-se que 8 hábitos são responsáveis por 20 anos a mais de vida (ou mais!).

  1. Em reportagem do jornal O Estado de São Paulo de 12 de agosto de 2.023, Thaís Manarini relata quais são estes hábitos. Na verdade, na ponta do lápis, são 23 anos a mais para as mulheres e 24 anos a mais para os homens! Não é pouca coisa. Vamos a eles:
  2. Contar com boas relações pessoais
  3. Controlar o estresse
  4. Manter uma dieta saudável
  5. Não fumar
  6. Não ter episódios frequentes de abuso de álcool
  7. Não ter vício em medicamentos opióides
  8. Praticar exercícios físicos
  9. Ter boas noites de sono

Alguma grande novidade para você? Possivelmente não, já que esses hábitos têm sido divulgados e sugeridos há tempos por diversos tipos de profissionais e meios de comunicação.
Veja, nas últimas décadas, com as descobertas da medicina, as pessoas têm vivido cada vez mais. Porém, viver mais não significa obrigatoriamente viver melhor. É quase o contrário. A cada ano de vida e especialmente nas últimas décadas dela, somos obrigados a assumir limitações.

Então a questão não é quanto mais vamos viver, mas como vamos viver esse tempo a mais que nos está sendo reservado. Portanto, não importa se você está na casa dos 40, 50, 60 ou 70. Mesmo que tenha alguns hábitos mais arraigados, sempre é possível mudar. E sempre haverá incidência positiva sobre a sua trajetória de vida.

Se Roma não foi feita em um dia, a longevidade dos romanos e de todas as outras pessoas também não. Isso significa que, caso você tenha identificado que precisa melhorar mais de um hábito ou talvez vários, não se obrigue a mudar tudo de uma vez. O desafio pode parecer grande demais e você acaba se autossabotando e não melhorando.

Mude um hábito. Espere essa mudança se consolidar, e depois vá para outro. Há dividendos sólidos neste investimento. Precisa de Inteligência emocional. Precisa de saber que tudo aquilo que fazemos para a melhora da nossa qualidade de vida, impacta na sociedade. E mais, impacta diretamente nos nossos descendentes.

Nossos filhos e as pessoas que se moldam em nós não fazem o que dizemos para elas fazerem. Quando há respeito por uma pessoa, aqueles que a admiram copiam as suas atitudes. Então melhore os seus hábitos. Mude por você e por aqueles que você ama.

Seja feliz e tenha tempo para as pessoas que você ama!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email