Música e Festivais

ACADEMIA SERGIO CHNEE

MASTER-CLASSES E CONCURSO DE REGÊNCIA

PROGRAMAÇÃO 2.024 – REGULAMENTO

A atual programação abre até 08 vagas para alunos práticos e igual número para alunos ouvintes para participar das máster-classes e concurso 2.024.

Serão até 08 alunos selecionados para a Fase 1, dos quais serão escolhidos 04 para a Fase 2 e 02 finalistas para a Fase 3. Os dois finalistas receberão um diploma e dividirão a regência de um concerto com a Orquestra Sinfônica de Extrema na programação de 2.025. O aluno destaque do ano receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 4.000,00.

A programação é aberta a quaisquer candidatos. Não há restrições. Os candidatos devem enviar um e-mail para se inscrever para academia.sergio.chnee@gmail.com contendo um currículo de no máximo duas páginas e um link do you tube com uma performance musical onde participe de alguma forma. Neste e-mail o candidato deve mencionar se tem interesse na vaga de aluno prático, ouvinte ou em ambas.

As inscrições serão aceitas até o dia 18/08/24. Os resultados serão publicados neste site no dia 25/08/24.
Os alunos classificados terão à sua disposição uma camerata e a solista por 20 minutos na Fase 1, 30 minutos na Fase 2 e 60 minutos na Fase 3. Eles devem interpretar a obra de confronto e podem utilizar o tempo restante livremente. Os candidatos serão orientados durante as máster-classes e serão avaliados pelo seu potencial e habilidade musicais.

Fase 01 – 21/09/24 – 09 às 12h.
Obra de Confronto: Concerto para Violino – 1º. movimento (Sergio Chnee)
Obras complementares: Concertino (Sergio Chnee), Marcha Militar (Schubert)
Local: Estúdio Nacena

Fase 02 – 09/11/24 – 09 às 12h.
Obra de Confronto: Concerto para Violino – 2º. movimento (Sergio Chnee)
Obras complementares: Concerto para Violino – 1º. movimento (Sergio Chnee), Serenata (Nepomuceno)
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som

Fase 03 – 07/12/24 – 09 às 12h.
Obra de Confronto: Concerto para Violino – 3º. movimento (Sergio Chnee)
Obras complementares: Concerto para Violino – 1º. e 2º. movimentos (Sergio Chnee), Prelúdio das Bachianas Brasileiras No. 4 (Villa-lobos), Balada para Cordas (Almeida Prado)
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som

Corpo docente e de avaliação:
Carlos Moreno, Cláudio Weiszmann, Paulo Gazzaneo, Mauro Wrona e Sergio Chnee

Solista:
Constança Almeida Prado Moreno (violino)

Carlos Moreno
Vem atuando frente às principais orquestras profissionais, como OSESP, OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira), OSM (Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), Filarmônica de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras. Sua carreira inclui apresentações nos palcos da Europa, Estados Unidos e Ásia. Vencedor do 5º Concurso Latino-Americano para Regentes. Regeu os ciclos sinfônicos completos das Sinfonias de Beethoven, Brahms, Schumann e Tchaikovsky. É Bacharel em violino pela UNI-Rio, sob orientação do Professor Paulo Bosísio e pós graduado em Regência Orquestral pela Zurich Universität, tendo tido como Mestres Roberto Duarte, Johannes Schlaefli, Kirk Trevor, Bernard Haitink e Gustav Meier. Regeu o premiado concerto do ano de 2023 com o consagrado barítono Bryn Terfel e a Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro.

Claudio Weiszmann
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie.
Violonista, maestro, arranjador e professor universitário de Prática Instrumental, História da Música
Brasileira, Regência e Orientação Científica, com atuação profissional especializada em
projetos culturais, orquestras jovens e formação de professores.

Constança Almeida Prado Moreno
Iniciou seus estudos ao violino com Yoshitame e Elisa Fukuda e teoria Musical com Osvaldo Lacerda. Realizou o bacharelado em Violino-Performance, com os professores Cecília Guida, Ayrton Pinto e Evgenia Popova. Conquistou o 1º lugar no Concurso Nacional de Violino de Piracicaba, a partir daí tendo atuado como solista da OSB, Ossa, Virtuosi de Recife, OSUSP, Manhattan of Music Baroque Ensemble, NDR Sudwestfalen Orchester, junto a renomados maestros. Em 1998 esteve em turnée na Alemanha, juntamente com seu pai, o compositor Almeida Prado. Em 1999 foi premiada com a Bolsa Capes/Apartes para o Mestrado em Performance-Violino, na Manhattan School of Music, concluindo-o sob orientação de Isaac Malkin, Isidor Cohen, Sylvia Rosenberg e Kenneth Cooper. Trabalhou como professora assistente concursada de violino no Dep. de Música da USP de 2002 a 2006 e como violinista convidada da OSESP.

Mauro Wrona
Paulistano, atuou como ator e cantor em São Paulo, até transferir-se para a Espanha, onde iniciou sua carreira como tenor em produções operísticas. Graduado em regência pela FASM, é mestre em Música pela UNICAMP, colaborou por três anos com o Théâtre de La Monnaie de Bruxelas, e atuou em inúmeros teatros europeus (1978-1998), retornando ao Brasil, onde inciou sua carreira de diretor cênico de óperas. De 2004 a 2022 foi coordenador do “Ópera Estúdio” da EMESP, e da “Academia de Ópera do Theatro S. Pedro”. Em 2022 atuou como tenor na estreia de “O canto do cisne”, com música de Leonardo Martinelli, e na´´Ópera dos três vintens” de Brecht-Weil. Em 2024 concebeu e apresentou a série “Na rota da Zarzuela” na Radio Cultura FM de São Paulo.

Paulo Gazzaneo
Paulo Gazzaneo é Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Mestre em Performance (piano) pela Academia Superior de Música de Budapeste, Hungria. Possui uma discografia de 9 estampas integralmente dedicadas à música brasileira. Como compositor escreve para as mais variadas formações, solistas, de câmara e sinfônicas.

Sergio Chnee
Estudou regência na Rússia. Foi regente da Orquestra de Câmara Jovens Virtuoses da Sibéria. Regeu também a Orquestra Filarmônica de Omsk, Orquestra Filarmônica de Câmara de Novosibisrk, Wasa Sinfonieta, Orquesta Sinfónica Juvenil de Republica Dominicana, Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Acadêmica do Festival Música das Esferas. Foi Diretor da Fundação Theatro Municipal de São Paulo. Tem atuado como professor de regência em faculdades, institutos e festivais.

RESULTADOS
A Academia Chnee tem o prazer de anunciar que recebeu 14 inscrições para as máster-classes de regência, sendo 11 para alunos práticos e 03 para alunos ouvintes.
Ficou decidido que todos serão contemplados. Para isso, com uma pequena redução de tempo por aluno na Fase 01. Assim, cada um dos 11 alunos terá 15 minutos à sua disposição para executar a obra de confronto e escolher o tempo restante da forma como lhe aprouver.
A utilização do tempo acontecerá na Fase 01 pela ordem alfabética. Esta ordem será invertida na Fase 02 e por sorteio na Fase 03.

Alunos Práticos:
Alziro Tonin
Cássio Siqueira
Daniel Barbosa
Eduardo F. Santos
Fhelipe Serafim
Israel Cardoso
Jefferson Machado
João Pedro Vaz
Oziel Seles Silva
Robson Lima
Romero Silva

Alunos Ouvintes:
Carlos Eduardo Pavão
Clodoaldo Borges
Rodrigo Chnee

APOIO:
LAR SÃO NICOLAU
ORQUESTRA SINFÔNICA DE EXTREMA
ESTÚDIO NACENA
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM