Quando é a hora de eu fazer um check-up de carreira?

Pesquisas revelam que o ser humano do século XXI está morrendo menos e mais tarde. Se entendermos esse dado de forma superficial vamos ficar muito felizes porque indica que temos cada vez mais saúde física, mental e profissional no mundo, certo?

Neste estudo publicado em um artigo de 2010 na revista médica The Lancet, o Global Burden of Disease Study avaliou as doenças e mortes no mundo durante 20 anos. O resultado mostrou que as pessoas estão vivendo por mais tempo: muitas doenças graves estão sendo cada vez mais combatidas. No entanto, as pessoas estão vivendo de forma pior: fatores de risco, que levam a doenças crônicas como a hipertensão e a obesidade são cada vez mais comuns, prejudicando a nossa qualidade de vida.

Alguns dos fatores que pioram a qualidade de vida conforme a idade avança, de acordo com o estudo, são: dor nas costas, depressão, anemia por deficiência em ferro, dor no pescoço, doença pulmonar obstrutiva crônica, distúrbios de ansiedade, enxaqueca, diabetes e quedas. Se a frequência de sintomas e doenças está crescendo na população mundial é porque milhões de pessoas estão gerando esses males para si.

Já outro artigo da mesma revista, de 2014, mostra que o bem estar da população mundial continuou a crescer, enquanto que também cresceu o número de mortes por uso de drogas. Quem utiliza drogas normalmente o faz porque quer fugir de sua realidade.

Todas essas doenças e mal estares profundos do corpo e da alma fazem com que muitos de nós, além dos check-ups de saúde física, nos preocupemos com a necessidade de passar por um check-up emocional, ou algum tipo de terapia, por um período de tempo.

Será que existe um momento certo para se fazer um check-up de saúde e depois nunca mais precisamos passar por isso?

E quanto à nossa vida profissional? Será que existe um momento certo para se fazer um check-up de carreira? Como termo de comparação: você toma uma vacina apenas uma vez na vida e depois nunca mais?

Assim como com a nossa saúde, uma carreira deve ser cuidada com avaliações periódicas. E devemos fazer uma avaliação mais profunda sempre que desconfiarmos que algo não está como devia.EmptyName 165